em Nota jurídica

Senado aprova Marco Legal dos Jogos Eletrônicos; PL vai para sanção presidencial

15 de abril de 2024 - 11:54

Por Flávia Manso, gerente do CQS/FV Advogados*

Projeto de Lei nº 2.796/2021, que cria o Marco Legal para a indústria de jogos eletrônicos, foi aprovado pela Câmara dos Deputados no último dia 9, na forma de um substitutivo do Senado, e agora segue para sanção presidencial.

Inscreva-se! → Webinar gratuito explica aspectos jurídicos do novo Marco Legal dos Games

O texto do projeto regulamenta diversos aspectos relacionados aos jogos eletrônicos, incluindo fabricação, importação, comercialização, desenvolvimento e uso comercial.

Além disso, define princípios e diretrizes para a utilização dos jogos, fomenta o ambiente de negócios e investimentos no setor e reconhece diversas profissões ligadas à criação de jogos.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura de São Paulo abre edital do Pro-Mac para captação de recursos públicos
Programa de regularização de débitos com a Prefeitura de São Paulo – PPI 2024
Alterações importantes no decreto que regulamenta MROSC em âmbito federal

Entre os pontos abordados, estão a proteção de crianças e adolescentes, incentivos fiscais para produção nacional de jogos, classificação etária dos jogos eletrônicos pelo Estado, estabelecimento de critérios para empresas desenvolvedoras e profissionais da área e apoio à formação de recursos humanos para a indústria.

O projeto também prevê medidas para fomentar a pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de jogos eletrônicos, incluindo incentivos fiscais e alterações em legislações como a Lei do Audiovisual, Lei Rouanet e Lei de Propriedade Intelectual.

Benefícios fiscais para contribuintes do IR
Dentre as mudanças propostas, destaca-se a inclusão da produção e desenvolvimento de jogos eletrônicos como atividade cultural e econômica relevante, com benefícios fiscais para contribuintes do Imposto de Renda (IR) que investirem na produção nacional de jogos eletrônicos.

A expectativa agora é pela sanção presidencial, que dará o aval final para a implementação do Marco Legal dos Jogos Eletrônicos no Brasil.

*

*Flávia Manso é gerente do CQS/FV Advogados. É responsável pela área de Incentivos Fiscais. E-mail: flavia@cqsfv.com.br


⤥ Crédito da imagem do topo: Darlene Alderson/Pexels

Inscreva-se!

Para receber a newsletter e os comunicados do escritório, insira o seu e-mail.

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
fechar

Trabalhe Conosco

Preencha o formulário para participar dos próximos processos seletivos. Agradecemos o interesse.