Mais de 200 pessoas compareceram ao lançamento do Manual do Patrocinador 2023 | 2024 na última terça-feira, 11 de abril, no Itaú Cultural, em São Paulo.
Disponibilizada no formato digital, a 6ª edição do guia é uma correalização entre CQS/FV Advogados, Editora Brasileira, Produtora Brasileira, World Observatory e Animus Consultoria e tem o apoio da Fundação Itaú e da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).
O sócio-fundador do CQS/FV Fábio Cesnik, a sócia e a gerente do escritório, respectivamente, Aline Akemi Freitas e Flávia Manso, o também sócio José Maurício Fittipaldi, o diretor executivo da Editora Brasileira Pedro Saad e o presidente da Fundação Itaú Eduardo Saron conduziram o evento, que contou com falas do secretário de Economia Criativa e Fomento à Cultura do Ministério da Cultura Henilton Menezes e do secretário da Cultura do Espírito Santo e presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura Fabricio Noronha.
Cultura pós-desmonte
Noronha lembrou que tanto o lançamento do PIB da Economia da Cultura e das Indústrias Criativas (ECIC) na última segunda-feira (10/4) quanto o lançamento de iniciativas como o Manual mostram a importância da consolidação de dados para o setor.
Já Menezes reafirmou o novo momento da Cultura no Brasil. Após o desmonte ocorrido no governo passado, a Lei Rouanet volta fortalecida. “Queremos fazer alterações anuais. Pois, a Rouanet é um documento vivo”, adiantou.
Ainda durante a exposição, Menezes falou sobre o interesse do MinC em dialogar com as empresas patrocinadoras. “Elas são 50 e correspondem a cerca de 45% dos investimentos no setor”, pontuou.
Ao final de sua participação, o cearense ressaltou a importância do Manual do Patrocinador e convidou a audiência a baixar o guia que, de acordo com Menezes, favorece a democratização da informação.
Manual do Patrocinador 2023 | 2024
Elaborado para auxiliar as empresas a otimizar os benefícios fiscais que podem ser obtidos via patrocínios ou doações, a 6ª edição do Manual do Patrocinador apresenta as principais legislações das esferas federal, estadual e municipal de incentivo às áreas de Cultura, Esporte, Social, Tecnologia e Sustentabilidade. De fácil manuseio, o guia tem 112 páginas.
*
ASSISTA À LIVE POR DENTRO DA LEI ROUANET – Realizada em 29 de março, a transmissão apresenta as principais inovações da nova legislação. O secretário de Economia Criativa e Fomento à Culltura do Ministério da Cultura Henilton Menezes participou live.
Por CQS/FV Advogados