Por CQS/FV Advogados, e-mail: comunicacao@cqsfv.com.br
A entidade Refúgio 343 foi eleita como a melhor ONG do Brasil de 2022. O reconhecimento ao cliente pro bono do CQS/FV Advogados foi anunciado durante o Prêmio Melhores ONGs, no final da semana passada, em São Paulo.
Atendido pelo escritório desde 2019, o Refúgio 343 se dedica à reinserção socioeconômica de refugiados e imigrantes.
No LinkedIn, o mantenedor e conselheiro da associação Leonardo Lima escreveu que é uma honra acreditar que propósito e ação mudam o mundo.
“O que falta – o Universo conspira a favor – e acaba acontecendo. Parabéns a todos os envolvidos no ecossistema do bem do Refúgio 343. Ele faz a diferença para milhares de refugiados”, analisou.
Para o sócio do CQS/FV Advogados Fernando Quintino, o prêmio demonstra a organização da associação em seus processos internos. “Creio que, por isso, o número de famílias refugiadas atendidas tenha crescido em projeção geométrica. Desde o início de suas atividades, em 2019, até hoje, o Refúgio 343 atendeu mais de 3 mil pessoas”, destaca.
“Além disso, o trabalho da entidade tem sido reconhecido por diversas instituições que atuam no auxílio humanitário como, por exemplo, o próprio Exército Brasileiro”, completa.
Plano de endowment & ESG
Os destinos da associação e do escritório se cruzaram em um seminário da Fundação Dom Cabral, em Belo Horizonte (MG). De lá para cá, o CQS/FV e o Refúgio 343 passaram a trabalhar em um plano de endowment, ou seja, de estruturação legal de fundos financeiros próprios.
LEIA TAMBÉM Daqui a 20 anos, vejo a FLIP como uma festa financiada por endownment, projeta Quintino
No âmbito do ESG, Quintino lembra que o escritório tem uma política de atendimento a clientes pro bono que atuam em áreas de interesse público.
“No caso do Refúgio 343, prestar assessoria jurídica e estratégica é a nossa forma de contribuir para que um número cada vez maior de refugiados consiga trabalhar e fixar morada no Brasil”, diz.
“Isso representa o resgate da dignidade e a garantia de um futuro promissor para essas pessoas e suas famílias”, conclui. Mais sobre o Refúgio 343 em refugio343.org.
Legenda e crédito da imagem do topo: Logotipo do Refúgio 343/Reprodução