Depois de dois anos em formato online, a FLIP retorna à experiência presencial nesta quarta-feira, 23 de novembro. Além de prestar assessoria jurídica ao evento desde 2003, o CQS/FV Advogados é, pela primeira vez, patrocinador da Festa Literária Internacional de Paraty.
Em entrevista ao site do escritório, o sócio Fernando Quintino fala sobre a evolução da Associação Casa Azul, a realizadora da FLIP, nesses 20 anos; analisa a relação entre ESG e o evento; e projeta vida longa e autossustentável à festa.
*
CQS/FV Advogados – O CQS/FV atende a Casa Azul, realizadora da FLIP, há 20 anos. A partir da ótica do escritório, que presta serviços especializados para a área de Cultura e do Terceiro Setor, como você avalia a evolução da organização?
Fernando Quintino – A Associação Casa Azul é uma organização social que possui um DNA bastante característico. Podemos dizer que, desde a conceituação inicial de sua missão e de seus valores, a Casa Azul jamais se distanciou dos objetivos inicialmente traçados, e o seu êxito está justamente no fortalecimento de seus valores.
A FLIP foi criada há 20 anos para qualificar o debate sobre a arquitetura e urbanismo na cidade de Paraty e para afirmar a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade.
Conforme o evento foi crescendo – até se tornar a mais importante festa literária brasileira –, o debate em torno de Paraty e a importância da preservação de seu patrimônio e sua cultura foi se estabelecendo.
Diante disso, a Casa Azul implantou diversos programas e ações no município. Eles são voltados às áreas da Educação – em especial, os programas destinados às crianças e aos jovens paratienses da rede pública de ensino – e à preservação de manifestações culturais paratienses, seja na literatura, no cinema ou no resgate de culturas, como a ciranda paratiense.
LEIA TAMBÉM Patrocinar a FLIP é decorrência de anos de relacionamento, conta sócio do CQS/FV Fernando Quintino
CQS/FV Advogados – A partir das questões de ESG, que tomam a sociedade, como você avalia a relação entre Casa Azul e Paraty?
Fernando Quintino – Entendo que o conceito do ESG, em especial os aspectos ambiental (E) e social (S), sempre estiveram presentes nas políticas defendidas pela Casa Azul. Já que a associação é, desde a sua criação, indutora de programas voltados à qualificação do espaço paratiense.
Por volta de 2010, a Casa Azul fez parte de um movimento que levou à suspensão do plano diretor — que traria consequências extremamente danosas ao meio ambiente local e que já havia sido aprovado pela Câmara Municipal.
CQS/FV Advogados – “FLIP tem se posicionado como um laboratório de reflexão, em que encontros e atividades buscam pensar saídas para as crises contemporâneas.” O evento se autodefine dessa forma. Você concorda?
Fernando Quintino – A FLIP tem tido muito sucesso na escolha de seus curadores – que possuem autonomia – e dos autores homenageados. Preservada a liberdade criativa, as seleções têm apontado para temas de vanguarda.
Além de tratar dos assuntos contemporâneos, a FLIP é o momento em que os escritores e as escritoras têm a oportunidade de falar dos seus respectivos processos criativos de escrita. Dessa forma, o público é convidado a se aproximar dos seus autores e conhecer como cada um deles desenvolve o seu trabalho.
CQS/FV Advogados – Como você vê a FLIP daqui a 20 anos e por quê?
Fernando Quintino – A FLIP é uma instituição brasileira que tem a sua existência defendida por um grupo de pessoas altruístas, que fazem um esforço hercúleo para que todos os anos a festa literária possa acontecer.
Daqui a 20 anos, vejo a FLIP como uma festa consolidada, financiada por recursos próprios – decorrentes de um endowment.
Temos acompanhado iniciativas das principais instituições brasileiras em formar um fundo financeiro próprio (endownment) para garantir a perpetuação de suas atividades sociais, acredito que pela relevância do trabalho da Casa Azul, esse seja movimento natural que poderá acontecer nos próximos anos e que esperamos tenha respaldo da sociedade na formação dos recursos para o fundo.
Saiba mais sobre a FLIP em www.flip.org.br.
Legenda e crédito da imagem do topo: Detalhe do cartaz da 20ª edição da FLIP/Reprodução
Por CQS/FV Advogados